Produção Científica da Rede Universitas/Br
Como produtos dos Seminários já realizados, até o momento, podem-se contabilizar, artigos publicados em revistas, comunicações em congressos, reuniões científicas diversas, edição de coletâneas e dossiês em periódicos. Destacam-se as seguintes publicações coletivas:
Coletâneas:
- A educação superior em periódicos nacionais, organizada por Marília Morosini e Valdemar Sguissardi, com apoio do CNPq, publicada pela FCAA/UFES, em 1998, 319 p.
- Educação superior: avaliação da produção científica, organizada por Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, publicada pela Imprensa Universitária da UFMG, em 2000, 294 p.
- Estado do conhecimento – educação superior, organizada por Marília Costa Morosini e disponibilizada eletronicamente pelo Inep/MEC/Comped, desde 1999.
- Educação superior: análise e perspectivas da pesquisa, organizada por Valdemar Sguissardi e João dos Reis da Silva Júnior, publicada pela Editora Xamã, em 2001, 238 p.
- Educação superior em periódicos nacionais (1968-1995), coordenação e organização de Marília Morosini, publicada pelo MEC/Inep/Comped, em 2001, 194 p.
- Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente, coordenação e organização de Deise Mancebo e Maria de Lourdes de A. Fávero, publicada pela Cortez, em 2004, 210 p.
- A Universidade no Brasil: concepção e modelos, coordenação e organização de Marília Costa Morosini, publicada pelo MEC/INEP, em 2006, 298 p.
- Educação superior brasileira: 1991-2004, publicada pelo INEP, em 2006. Vinte e sete volumes organizados por diversos autores da Rede Universitas/Br, com comitê científico composto por: Marilia Costa Morosini (pres.), João Ferreira de Oliveira, Maria do Carmo Lacerda Peixoto, Mariluce Bittar, Olgaises Cabral Maués e Stella Cecília Duarte Segenreich.
- Educação superior no Brasil - 10 anos pós-LDB, coordenação e organização de Mariluce Bittar, João Ferreira de Oliveira e Marília Costa Morosini, publicada pelo INEP, em 2008, 329 p.
- Educação superior no Brasil e diversidade regional, coordenada por Vera Jacob e João dos Reis Silva Júnior, publicada pela EDUFPA, em 2008, 447 p.
- Educação superior: expansão e reformas educativas organizada por Deise Mancebo; Mariluce Bittar e Vera Lúcia Jacob Chaves, publicada pela EDUEM, em 2012, 242 p.
- Políticas de educação superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade organizada por Edineide Jezine e Mariluce Bittar, publicada pela Editora UFPB, em 2013, 321 p.
- Interfaces da educação superior no Brasil, organizada por Andréia da Silva Quintanilha Sousa; Arlete Maria Monte de Camargo, publicada pela CRV, em 2014, 206 p.
- Políticas públicas para a educação superior, organizada por José Carlos Rothen e Eduardo Pinto e Silva, publicada pela Xamã, em 2014, 224 p.
- Políticas de expansão da educação superior: dimensões, cenários e perspectivas, organizada por Alda Maria Duarte de Araújo Castro e Maria Goretti Cabral Barbalho, publicada pela EDUFRN, em 2015, 197 p.
- Expansão privado-mercantil da educação superior no Brasil, organizada por Vera Lúcia Jacob Chaves; Olgaíses Maués e Salomão Muffarej Hage, publicada pelo Mercado das Letras, em 2016, 344 p.
- Políticas para a educação superior e profissional no Brasil: cenários e desafios, organizada por Andrea Araujo do Vale; Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, publicada pela Editora IFRN, em 2016, 541 p.
- Políticas de financiamento da educação superior num contexto de crise, organizada por Vera Lúcia Jacob Chaves e Nelson Cardoso Amaral, publicada pelo Mercado das Letras, em 2017, 333 p.
- Organização institucional e acadêmica na expansão da educação superior. Glossário, organizado por Stella Cecilia Duarte Segenreich, publicado pela Publit, em 2017, 196 p.
- Educação superior: as diversas faces da expansão, organizada por Mário Luiz Neves Azevedo; Maria Eunice França Volsi e Paula Roberta Miranda, publicada pela EDUEM, em 2017, 290 p.
- Análise de práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais de Ciências Agrárias: reflexões sobre o programa Residência Agrária, organizada por Mônica Castagna Molina; Fernando Michelotti; Rafael Litvin e Rita Fagundes, publicada pela Editora UNB, em 2017, 476 p.
- Licenciatura em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar, organizada por Mônica Castagna Molina, publicada pela Editora UNB, em 2017, 485 p.
- Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa, organizada por José Carlos Rothen e Andréia da Cunha Malheiros Santana, publicada pela EDUFSCAR, em 2018.
- Direito à educação superior no contexto da crise brasileira, coleção de 5 coletâneas organizada por José Vieira de Sousa; Arlete Freitas Botelho e Claudia Griboski, publicadas pela Editora da UEG, em 2018.
Livro 1 – Financiamento e avaliação na expansão da educação superior
Livro 2 – Organização institucional e acadêmica na expansão da educação superior
Livro 3 – Trabalho docente na expansão da educação superior
Livro 4 – Acesso e permanência na expansão da educação superior
Livro 5 – Produção do conhecimento e educação superior do campo na expansão da educação superior
- Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão, organizada por Mônica Castagna Molina e Salomão Mufarrej Hage, publicada pela LANTEC/CED/UFSC, em 2019, 480 p.
- Das crises do capital às crises da educação superior no Brasil: novos e renovados desafios em perspectiva, organizada por João dos Reis Silva Júnior; Vera Jacob Chaves; Celia Regina Otranto e José Carlos Rothen, publicada pela Editora Navegando, em 2019, 192 p.
- Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção, organizada por Maria Rosimary Soares dos Santos; Savana Diniz Gomes Melo e José Ângelo Gariglio, publicada pela Fino Traço, em 2020, 242 p.
- Crise do capital, recomposição burguesa e sua ofensiva no campo educacional, organizada por José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo, publicada pela CRV, em 2021, 216 p.
- História e memórias de docentes e discentes em tempos de pandemia, publicada por Andreia da Silva Quintanilha Sousa e Egeslaide de Nez, publicada pela CRV, em 2021, 392 p.
- Da escola básica à universidade: o trabalho docente e a educação sob pressões, organizada por Savana Diniz Gomes Melo e Cezar Luiz de Mari, publicada pela Appris, em 2021.
- Diversidade na educação: desafios para a produção do conhecimento na formação inicial, organizada por Maria José de Jesus Alves Cordeiro; Beatriz dos Santos Landa e Cíntia Santos Diallo, publicada pela Editora UEMS, em 2021, 399 p.
- Ideias para mudar a cara da universidade: diálogos sobre pesquisas e(m) memórias das lutas por acesso à UESC, organizada por Maíra Tavares Mendes e Maria Rita Santos, publicada pela Editora Quipá, em 2021, 154 p.
- Educação e gestão neoliberal: a escola cooperativa de Maringá –uma experiência de charter school, organizada por Mário Luiz Neves de Azevedo, publicada pela EDUEM, em 2021.
- Políticas de educação superior e PND (2014-2024), organizada por João Ferreira de Oliveira e Alda Maria Duarte Araújo Castro, publicada pela CRV, em 2021, 160 p.
- Política de Educação Superior: educação profissional tecnológica e do campo, organizada por Deise Mancebo; Renata Ramos da Silva Carvalho; Diana Regina dos Santos Alves Ferreira; Suelaynne Lima da Paz, publicada pela Editora UEG, em 2021, 169 p.
- Política de Educação Superior: acesso, trabalho docente e novos modos de regulação na produção do conhecimento, organizada por Deise Mancebo; Karine Nunes de Moraes e Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto, publicada pela Editora UEG, em 2021, 237p.
- Política de Educação Superior: financiamento, configurações e práticas de avaliação, organizada por Deise Mancebo; João Ferreira de Oliveira e Suely Ferreira, publicada pela Editora UEG, em 2021, 210 p.
- Políticas educacionais no contexto da internacionalização, organizada por Olgaíses Cabral Maués; Arlete Maria Monte Camargo e Maria da Conceição Rosa Cabral, publicada pela Fino Traço, em 2022, 272 p.
- A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico, organizado por Arlete Maria Monte de Camargo; Antonia Costa Andrade e Leila Maria Camargo, publicada pela CRV, em 2022, 228 p.
- Da consciência à docência: desafios da educação profissional no Brasil, organizada por Anderson Boanafina e Célia Regina Otranto, publicada pela Appris, em 2022.
- Permanência e evasão na educação superior, organizada por Tereza Cristina Veloso e Elizete Gonzaga Lima, publicada pela Editora UNEMAT, em 2022.
- A educação básica e superior em tempos de políticas restritivas no Brasil, organizada por Fabíola Bouth Grello e Vera Lúcia Jacob Chaves, publicada pelo Mercado das Letras, em 2022, 365 p.
Dossiês:
- Educar em Revista, v .22, n. 28, 2006. Dossiê: Política de Educação Superior no Brasil no contexto da Reforma Universitária.
- Revista Série-Estudos, Campo Grande, n. 30, jul./dez. 2010. Dossiê: Política de Educação Superior no Brasil Pós-LDB/1996.
- Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n.1, jan./jun. 2011. Dossiê: Políticas e Gestão da Educação Superior.
- Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC), São Carlos, v. 8, n. 1, 2014. Dossiê do XXI Seminário Universitas/Br - Educação Superior: Expansão e Internacionalização
- Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, jan./abr. 2015.
- Revista Educação & Fronteiras, UFGD, v.6, n.16, jan./abr. 2016.
- Revista Educação em Revista (UFMG), v. 32, n. 4, Belo Horizonte, out./dez. 2016. Dossiê: Expansão e Desafios da Qualidade na Educação Superior Brasileira
- Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n.3, set. dez. 2016. Dossiê: Expansão da educação superior: balanço, perspectivas e desafios.
- Eccos Revista Científica (Online), v. 44, 2017. Dossiê: Políticas de educação superior.
- Revista Acta Scientiarum - Education, v. 40, n. 1, 2018.
- Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC), São Carlos, v. 13, n. 3, 2019. Dossiê: Políticas de Educação superior e produção do conhecimento no Brasil: novos modos de regulação e tendências.
- Revista Trabalho, Política e Sociedade (RTPS), v. 5, n. 8, 2020. Dossiê: Educação Profissional Tecnológica
- Education Policy Analysis Archives, Arizona, v. 28, 2020. Dossiê: O trabalho na educação superior.
- Educação e Contemporaneidade, UNEB, v. 30, n. 61, jan./mar. 2021. Dossiê: Educação do Campo.
- Revista Revelli, v. 13, nov. 2021. Dossiê: Políticas de educação superior: tendências e perspectivas.
- Revista Brasileira de Educação do Campo, UFT, v. 6, 2021. Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil
- Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, abr./jun. 2022. Dossiê: Dilemas e perspectivas da avaliação e regulação da Educação Superior: Histórico e Conselhos Estaduais.
- Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, UFG, v. 38, 2022. Dossiê Temático: Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção.
- Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, 2022. Dossiê: O direito à Educação do Campo: trajetórias de lutas, resistências e desafios.
- Revista Em Aberto, Brasília, v. 36, n. 116, 2023. Dossiê Temático: O campo da educação superior: tensões e desafios
- Revista Trabalho, Política e Sociedade (RTPS), Rio de Janeiro, v. 8, n. 13, 2023. Dossiê Temático: Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior.
Vale notar que outros resultados das pesquisas também foram publicados em vários periódicos nacionais e internacionais, assim como os Anais dos Seminários têm sido sistematicamente organizados, encontrando-se disponíveis no site da Rede (http://www.redeuniversitas.com.br), o que também deverá ocorrer em relação às apresentações do XXXI Seminário.
Enfim, é importante salientar, ainda, que os Seminários da Rede Universitas/Br consolidam a rede acadêmica para a pesquisa e a interlocução entre pares que têm em comum a área de conhecimento “Educação Superior”.