Produção Científica

Produção Científica da Rede Universitas/Br

Como produtos dos Seminários já realizados, até o momento, podem-se contabilizar, artigos publicados em revistas, comunicações em congressos, reuniões científicas diversas, edição de coletâneas e dossiês em periódicos. Destacam-se as seguintes publicações coletivas:

Coletâneas:

  1. A educação superior em periódicos nacionais, organizada por Marília Morosini e Valdemar Sguissardi, com apoio do CNPq, publicada pela FCAA/UFES, em 1998, 319 p.
  2. Educação superior: avaliação da produção científica, organizada por Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, publicada pela Imprensa Universitária da UFMG, em 2000, 294 p.
  3. Estado do conhecimento – educação superior, organizada por Marília Costa Morosini e disponibilizada eletronicamente pelo Inep/MEC/Comped, desde 1999.
  4. Educação superior: análise e perspectivas da pesquisa, organizada por Valdemar Sguissardi e João dos Reis da Silva Júnior, publicada pela Editora Xamã, em 2001, 238 p.
  5. Educação superior em periódicos nacionais (1968-1995), coordenação e organização de Marília Morosini, publicada pelo MEC/Inep/Comped, em 2001, 194 p.
  6. Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente, coordenação e organização de Deise Mancebo e Maria de Lourdes de A. Fávero, publicada pela Cortez, em 2004, 210 p.
  7. A Universidade no Brasil: concepção e modelos, coordenação e organização de Marília Costa Morosini, publicada pelo MEC/INEP, em 2006, 298 p.
  8. Educação superior brasileira: 1991-2004, publicada pelo INEP, em 2006. Vinte e sete volumes organizados por diversos autores da Rede Universitas/Br, com comitê científico composto por: Marilia Costa Morosini (pres.), João Ferreira de Oliveira, Maria do Carmo Lacerda Peixoto, Mariluce Bittar, Olgaises Cabral Maués e Stella Cecília Duarte Segenreich.
  9. Educação superior no Brasil - 10 anos pós-LDB, coordenação e organização de Mariluce Bittar, João Ferreira de Oliveira e Marília Costa Morosini, publicada pelo INEP, em 2008, 329 p.
  10. Educação superior no Brasil e diversidade regional, coordenada por Vera Jacob e João dos Reis Silva Júnior, publicada pela EDUFPA, em 2008, 447 p.
  11.  Educação superior: expansão e reformas educativas organizada por Deise Mancebo; Mariluce Bittar e Vera Lúcia Jacob Chaves, publicada pela EDUEM, em 2012, 242 p.
  12. Políticas de educação superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade organizada por Edineide Jezine e Mariluce Bittar, publicada pela Editora UFPB, em 2013, 321 p.
  13. Interfaces da educação superior no Brasil, organizada por Andréia da Silva Quintanilha Sousa; Arlete Maria Monte de Camargo, publicada pela CRV, em 2014, 206 p.
  14. Políticas públicas para a educação superior, organizada por José Carlos Rothen e Eduardo Pinto e Silva, publicada pela Xamã, em 2014, 224 p.
  15. Políticas de expansão da educação superior: dimensões, cenários e perspectivas, organizada por Alda Maria Duarte de Araújo Castro e Maria Goretti Cabral Barbalho, publicada pela EDUFRN, em 2015, 197 p.
  16. Expansão privado-mercantil da educação superior no Brasil, organizada por Vera Lúcia Jacob Chaves; Olgaíses Maués e Salomão Muffarej Hage, publicada pelo Mercado das Letras, em 2016, 344 p. 
  17. Políticas para a educação superior e profissional no Brasil: cenários e desafios, organizada por Andrea Araujo do Vale; Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, publicada pela Editora IFRN, em 2016, 541 p.
  18. Políticas de financiamento da educação superior num contexto de crise, organizada por Vera Lúcia Jacob Chaves e Nelson Cardoso Amaral, publicada pelo Mercado das Letras, em 2017, 333 p.
  19. Organização institucional e acadêmica na expansão da educação superior. Glossário, organizado por Stella Cecilia Duarte Segenreich, publicado pela Publit, em 2017, 196 p.
  20. Educação superior: as diversas faces da expansão, organizada por Mário Luiz Neves Azevedo; Maria Eunice França Volsi e Paula Roberta Miranda, publicada pela EDUEM, em 2017, 290 p.
  21. Análise de práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais de Ciências Agrárias: reflexões sobre o programa Residência Agrária, organizada por Mônica Castagna Molina; Fernando Michelotti; Rafael Litvin e Rita Fagundes, publicada pela Editora UNB, em 2017, 476 p. 
  22. Licenciatura em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar, organizada por Mônica Castagna Molina, publicada pela Editora UNB, em 2017, 485 p. 
  23. Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa, organizada por José Carlos Rothen e Andréia da Cunha Malheiros Santana, publicada pela EDUFSCAR, em 2018. 
  24. Direito à educação superior no contexto da crise brasileira, coleção de 5 coletâneas organizada por José Vieira de Sousa; Arlete Freitas Botelho e Claudia Griboski, publicadas pela Editora da UEG, em 2018.
    Livro 1 – Financiamento e avaliação na expansão da educação superior
    Livro 2 – Organização institucional e acadêmica na expansão da educação superior
    Livro 3 – Trabalho docente na expansão da educação superior
    Livro 4 – Acesso e permanência na expansão da educação superior
    Livro 5 – Produção do conhecimento e educação superior do campo na expansão da educação superior
  25. Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão, organizada por Mônica Castagna Molina e Salomão Mufarrej Hage, publicada pela LANTEC/CED/UFSC, em 2019, 480 p. 
  26. Das crises do capital às crises da educação superior no Brasil: novos e renovados desafios em perspectiva, organizada por João dos Reis Silva Júnior; Vera Jacob Chaves; Celia Regina Otranto e José Carlos Rothen, publicada pela Editora Navegando, em 2019, 192 p. 
  27. Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção, organizada por Maria Rosimary Soares dos Santos; Savana Diniz Gomes Melo e José Ângelo Gariglio, publicada pela Fino Traço, em 2020, 242 p.
  28. Crise do capital, recomposição burguesa e sua ofensiva no campo educacional, organizada por José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo, publicada pela CRV, em 2021, 216 p.
  29. História e memórias de docentes e discentes em tempos de pandemia, publicada por Andreia da Silva Quintanilha Sousa e Egeslaide de Nez, publicada pela CRV, em 2021, 392 p. 
  30. Da escola básica à universidade: o trabalho docente e a educação sob pressões, organizada por Savana Diniz Gomes Melo e Cezar Luiz de Mari, publicada pela Appris, em 2021.
  31. Diversidade na educação: desafios para a produção do conhecimento na formação inicial, organizada por Maria José de Jesus Alves Cordeiro; Beatriz dos Santos Landa e Cíntia Santos Diallo, publicada pela Editora UEMS, em 2021, 399 p.
  32. Ideias para mudar a cara da universidade: diálogos sobre pesquisas e(m) memórias das lutas por acesso à UESC, organizada por Maíra Tavares Mendes e Maria Rita Santos, publicada pela Editora Quipá, em 2021, 154 p.
  33. Educação e gestão neoliberal: a escola cooperativa de Maringá –uma experiência de charter school, organizada por Mário Luiz Neves de Azevedo, publicada pela EDUEM, em 2021.
  34. Políticas de educação superior e PND (2014-2024), organizada por João Ferreira de Oliveira e Alda Maria Duarte Araújo Castro, publicada pela CRV, em 2021, 160 p.
  35. Política de Educação Superior: educação profissional tecnológica e do campo, organizada por Deise Mancebo; Renata Ramos da Silva Carvalho; Diana Regina dos Santos Alves Ferreira; Suelaynne Lima da Paz, publicada pela Editora UEG, em 2021, 169 p. 
  36. Política de Educação Superior: acesso, trabalho docente e novos modos de regulação na produção do conhecimento, organizada por Deise Mancebo; Karine Nunes de Moraes e Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto, publicada pela Editora UEG, em 2021, 237p. 
  37. Política de Educação Superior: financiamento, configurações e práticas de avaliação, organizada por Deise Mancebo; João Ferreira de Oliveira e Suely Ferreira, publicada pela Editora UEG, em 2021, 210 p. 
  38. Políticas educacionais no contexto da internacionalização, organizada por Olgaíses Cabral Maués; Arlete Maria Monte Camargo e Maria da Conceição Rosa Cabral, publicada pela Fino Traço, em 2022, 272 p.
  39. A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico, organizado por Arlete Maria Monte de Camargo; Antonia Costa Andrade e Leila Maria Camargo, publicada pela CRV, em 2022, 228 p.
  40. Da consciência à docência: desafios da educação profissional no Brasil, organizada por Anderson Boanafina e Célia Regina Otranto, publicada pela Appris, em 2022. 
  41. Permanência e evasão na educação superior, organizada por Tereza Cristina Veloso e Elizete Gonzaga Lima, publicada pela Editora UNEMAT, em 2022.
  42. A educação básica e superior em tempos de políticas restritivas no Brasil, organizada por Fabíola Bouth Grello e Vera Lúcia Jacob Chaves, publicada pelo Mercado das Letras, em 2022, 365 p.

Dossiês:

  1. Educar em Revista, v .22, n. 28, 2006. Dossiê: Política de Educação Superior no Brasil no contexto da Reforma Universitária.
  2. Revista Série-Estudos, Campo Grande, n. 30, jul./dez. 2010. Dossiê: Política de Educação Superior no Brasil Pós-LDB/1996.
  3. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n.1, jan./jun. 2011. Dossiê: Políticas e Gestão da Educação Superior.
  4. Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC), São Carlos, v. 8, n. 1, 2014. Dossiê do XXI Seminário Universitas/Br - Educação Superior: Expansão e Internacionalização
  5. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, jan./abr. 2015.
  6. Revista Educação & Fronteiras, UFGD, v.6, n.16, jan./abr. 2016.
  7. Revista Educação em Revista (UFMG), v. 32, n. 4, Belo Horizonte, out./dez. 2016. Dossiê: Expansão e Desafios da Qualidade na Educação Superior Brasileira
  8. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n.3, set. dez. 2016. Dossiê: Expansão da educação superior: balanço, perspectivas e desafios.
  9. Eccos Revista Científica (Online), v. 44, 2017. Dossiê: Políticas de educação superior.
  10. Revista Acta Scientiarum - Education, v. 40, n. 1, 2018.
  11. Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC), São Carlos, v. 13, n. 3, 2019. Dossiê: Políticas de Educação superior e produção do conhecimento no Brasil: novos modos de regulação e tendências.
  12. Revista Trabalho, Política e Sociedade (RTPS), v. 5, n. 8, 2020. Dossiê:  Educação Profissional Tecnológica
  13. Education Policy Analysis Archives, Arizona, v. 28, 2020. Dossiê: O trabalho na educação superior.
  14. Educação e Contemporaneidade, UNEB, v. 30, n. 61, jan./mar. 2021. Dossiê: Educação do Campo.
  15. Revista Revelli, v. 13, nov. 2021. Dossiê: Políticas de educação superior: tendências e perspectivas.
  16. Revista Brasileira de Educação do Campo, UFT, v. 6, 2021. Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil
  17. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, abr./jun. 2022. Dossiê: Dilemas e perspectivas da avaliação e regulação da Educação Superior: Histórico e Conselhos Estaduais.
  18. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, UFG, v. 38, 2022. Dossiê Temático: Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção.
  19. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, 2022. Dossiê: O direito à Educação do Campo: trajetórias de lutas, resistências e desafios.
  20. Revista Em Aberto, Brasília, v. 36, n. 116, 2023. Dossiê Temático: O campo da educação superior: tensões e desafios
  21. Revista Trabalho, Política e Sociedade (RTPS), Rio de Janeiro, v. 8, n. 13, 2023. Dossiê Temático: Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior.

Vale notar que outros resultados das pesquisas também foram publicados em vários periódicos nacionais e internacionais, assim como os Anais dos Seminários têm sido sistematicamente organizados, encontrando-se disponíveis no site da Rede (http://www.redeuniversitas.com.br), o que também deverá ocorrer em relação às apresentações do XXXI Seminário.

Enfim, é importante salientar, ainda, que os Seminários da Rede Universitas/Br consolidam a rede acadêmica para a pesquisa e a interlocução entre pares que têm em comum a área de conhecimento “Educação Superior”.