Submissão de Trabalho

Submissão de Trabalho

Modelo de Comunicação Oral
  1. A inscrição para participação no XXXI Seminário será feita no período de 15 de março a 20 de junho de 2024, exclusivamente no site do evento, através do seguinte link: https://forms.gle/CyYnApMLcY2h8jT9A
  2. Para se inscrever é necessário informar os dados solicitados no formulário e enviar o pedido de inscrição.
  3. Os/as inscritos/as receberão e-mail com a confirmação da inscrição.
  4. A inscrição, sem submissão de trabalho, assegurará a participação na Conferência e nas Mesas 1, 2 e 3, que terão transmissão no canal do YouTube do PPGEd/UFPA.
  5. A inscrição garante participação nas conferências, mesas temáticas e encerramento. Somente os participantes que tiverem trabalho aprovado e os integrantes da Rede Universitas/Br poderão participar das sessões híbridas de Apresentação de Trabalho.
  6. A inscrição será gratuita.

NORMAS GERAIS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. A submissão de trabalho (Resumo Ampliado) será gratuita e ocorrerá no período de 15 de março a 06 de maio 2024.

2. O Resumo Ampliado deverá ter, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 6 (seis) páginas (incluindo tabelas e/ou figuras e as referências bibliográficas) e deve tratar de estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência relacionados aos eixos temáticos do evento:

Eixo 1 – Política econômica e financiamento da educação superior no Brasil

Eixo 2 – Configurações da educação superior na atualidade e tendências em construção. 

Eixo 3 – Práticas de avaliação, indicadores, performatividade, novo perfil dos estudantes e dinâmica de tomadas de decisões pelas instituições.

Eixo 4 – O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras.

Eixo 5 – Acesso, permanência e evasão de estudantes da educação superior pública e sua interface com demandas do ensino médio público, na perspectiva da inclusão.

Eixo 6 – Novos modos de regulação e as tendências em construção no campo da produção do conhecimento.

Eixo 7 – Educação superior do campo, formação de professores e suas contribuições para as políticas de educação superior e para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira.

Eixo 8 – Novos modos de regulação, tendências em construção e trabalho docente na educação profissional tecnológica.

3. Para submeter trabalho é necessário que todos/as autores/as tenham efetuado inscrição no XXXI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br.

4. Só serão aceitos os trabalhos que pelo menos um/a autor/a atenda a um dos seguintes critérios:

a) Integrar a Rede Universitas/Br;

b) Ser pesquisador/a ou estudante da educação superior com vínculos com instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no estado do Pará. Nesse caso, poderá enviar apenas 1 trabalho, seja na condição de autor ou co-autor.

5. A inscrição de trabalhos deverá ser realizada no site do evento, no link de submissão de trabalhos e acompanhada de:

    1.  O Resumo Ampliado deverá identificar: Nome do Eixo; nome do arquivo (título do trabalho) em Word;
    2. Cada participante poderá inscrever no máximo um trabalho como autor(a);
    3.  O(A)s pesquisadores/orientadore(a)s dos Programas de Pós-graduação vinculados a rede Universitas/Br poderão participar como co-autores dos trabalhos de seus/suas orientando(a)s, sem limite.
    4. Cada trabalho deverá ter no máximo um(a) autor(a) e até dois coautores;
    5. Todos os autores de trabalho deverão formalizar inscrição no evento;
    6. O(s) autor(es) do(s) trabalho(s) submetido(s) deverão indicar, no momento do envio do arquivo, a que eixo temático o trabalho está vinculado;
    7. Cada autor(a) é responsável pelo conteúdo de seu trabalho. Observar a legislação a respeito de plágio e autoplágio. A coordenação do evento não se responsabiliza por eventuais problemas dessa natureza.

6. O Resumo Ampliado deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes descrições:

  • Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
  • Margens de 03 cm
  • Fonte Times New Roman tamanho 12
  • Espaço entrelinhas de 1,5
  • Alinhamento justificado
  • Páginas sem numeração.

7. O título deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento central.

8. Os nomes dos/as autores/autoras devem aparecer debaixo do título da obra, alinhado à esquerda, seguido a identificação da instituição e com o e-mail dos autores/autoras.

9. O texto (RESUMO AMPLIADO) que deverá conter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) páginas (incluindo tabelas e/ou figuras e as referências bibliográficas), deverá ter: (a) Introdução (com apresentação da temática/objeto, objetivos e problema; (b) Metodologia (com apresentação dos procedimentos utilizados incluindo as fontes de dados e análises adotadas); (c) Discussão dos dados (baseada na literatura utilizada evidenciando a relevância do estudo); (d) Conclusões (resultados do estudo); (e) Referências – listar apenas as obras citadas no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

10. O Resumo Ampliado deve ser anexado, conforme normas previstas no Sistema de Submissão de trabalho neste site.

11. No caso de trabalho de pesquisador/a ou estudante que não integra a Rede Universitas/Br é necessário anexar também documento, em PDF, que comprove vínculo com instituição de ensino e/ou pesquisa localizadas no estado do Pará.

12. O Comitê Científico será responsável pela análise e seleção dos Trabalhos por meio dos Resumos ampliados a serem apresentados sob a forma de Comunicação Oral (em seções híbridas). O prazo para realização da avaliação dos trabalhos compreenderá o período de 07/05/2024 a 20/05/2024

13. A listagem de trabalhos aprovados será divulgada no dia 27 de maio de 2024 contendo os nomes dos autores e respectivos títulos dos trabalhos.

14. Os trabalhos aprovados para apresentação no evento serão organizados em sessões pelos Coordenadores dos Eixos Temáticos da rede Universitas/Br;

15. A apresentação dos trabalhos no evento será realizada no formato híbrido por Eixos temáticos de pesquisa da Rede Universitas/Br. Participarão de cada um dos Eixos Temáticos, os pesquisadores destinados a coordenarem as salas de apresentação, além dos pesquisadores e estudantes que apresentarão os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico e demais participantes inscritos no evento e interessados na temática específica de cada Eixo Temático.

XXXI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br

Datas Importantes

Inscrições no evento
a partir de 15/03/2024
Submissão de comunicações orais
Submissão Prorrogada
15/03/2024 a 06/05/2024
Inscrições Prorrogadas até 06/05/2023
Cadastro Ad Hocs e Comissão Científicas
20/03/2024 a 20/04/2020
Avaliação das comunicações orais
07/05/2024 a 20/05/2024
Divulgação no Portal dos resultados finais da avaliação das comunicações orais
27/05/2024
Limite para Inscrição no Seminário sem apresentação de trabalho
20/06/2024
Chegada dos participantes em Belém/Pa e hospedagem
24 e 25/06/2024
Realização do Seminário
26 a 28/06/2024
Publicação do Livro de Resumos
Editoração dos Anais (mídia eletrônica)
31/11/2024