Submissão de Trabalho

Submissão de Trabalho

Programação das Apresentações dos Trabalhos

Ensalamento das Apresentações dos Trabalhos
Ensalamento das Apresentações dos Trabalhos


Modelo de Apresentação dos Trabalhos

Arquivo Padrão para Apresentação dos Trabalhos
Arquivo Padrão para Apresentação dos Trabalhos


Divulgação dos Trabalhos Aprovados

Eixo 1 – Política econômica e financiamento da educação superior no Brasil.
Trabalhos Aprovados - Eixo 01

Eixo 2 – Configurações da educação superior na atualidade e tendências em construção.
Trabalhos Aprovados - Eixo 02

Eixo 3 – Práticas de avaliação, indicadores, performatividade, novo perfil dos estudantes e dinâmica de tomadas de decisões pelas instituições.
Trabalhos Aprovados - Eixo 03

Eixo 4 – O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras.
Trabalhos Aprovados - Eixo 04

Eixo 5 – Acesso, permanência e evasão de estudantes da educação superior pública e sua interface com demandas do ensino médio público, na perspectiva da inclusão.
Trabalhos Aprovados - Eixo 05

Eixo 6 – Novos modos de regulação e as tendências em construção no campo da produção do conhecimento.
Trabalhos Aprovados - Eixo 06

Eixo 7 – Educação superior do campo, formação de professores e suas contribuições para as políticas de educação superior e para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira.
Trabalhos Aprovados - Eixo 07

Eixo 8 – Novos modos de regulação, tendências em construção e trabalho docente na educação profissional tecnológica.
Trabalhos Aprovados - Eixo 08


Arquivo Modelo de Comunicação Oral

Modelo de Comunicação Oral
  1. A inscrição para participação no XXXI Seminário será feita no período de 15 de março a 20 de junho de 2024, exclusivamente no site do evento, através do seguinte link: https://forms.gle/CyYnApMLcY2h8jT9A
  2. Para se inscrever é necessário informar os dados solicitados no formulário e enviar o pedido de inscrição.
  3. Os/as inscritos/as receberão e-mail com a confirmação da inscrição.
  4. A inscrição, sem submissão de trabalho, assegurará a participação na Conferência e nas Mesas 1, 2 e 3, que terão transmissão no canal do YouTube do PPGEd/UFPA.
  5. A inscrição garante participação nas conferências, mesas temáticas e encerramento. Somente os participantes que tiverem trabalho aprovado e os integrantes da Rede Universitas/Br poderão participar das sessões híbridas de Apresentação de Trabalho.
  6. A inscrição será gratuita.

NORMAS GERAIS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. A submissão de trabalho (Resumo Ampliado) será gratuita e ocorrerá no período de 15 de março a 06 de maio 2024.

2. O Resumo Ampliado deverá ter, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 6 (seis) páginas (incluindo tabelas e/ou figuras e as referências bibliográficas) e deve tratar de estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência relacionados aos eixos temáticos do evento:

Eixo 1 – Política econômica e financiamento da educação superior no Brasil

Eixo 2 – Configurações da educação superior na atualidade e tendências em construção. 

Eixo 3 – Práticas de avaliação, indicadores, performatividade, novo perfil dos estudantes e dinâmica de tomadas de decisões pelas instituições.

Eixo 4 – O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras.

Eixo 5 – Acesso, permanência e evasão de estudantes da educação superior pública e sua interface com demandas do ensino médio público, na perspectiva da inclusão.

Eixo 6 – Novos modos de regulação e as tendências em construção no campo da produção do conhecimento.

Eixo 7 – Educação superior do campo, formação de professores e suas contribuições para as políticas de educação superior e para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira.

Eixo 8 – Novos modos de regulação, tendências em construção e trabalho docente na educação profissional tecnológica.

3. Para submeter trabalho é necessário que todos/as autores/as tenham efetuado inscrição no XXXI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br.

4. Só serão aceitos os trabalhos que pelo menos um/a autor/a atenda a um dos seguintes critérios:

a) Integrar a Rede Universitas/Br;

b) Ser pesquisador/a ou estudante da educação superior com vínculos com instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no estado do Pará. Nesse caso, poderá enviar apenas 1 trabalho, seja na condição de autor ou co-autor.

5. A inscrição de trabalhos deverá ser realizada no site do evento, no link de submissão de trabalhos e acompanhada de:

    1.  O Resumo Ampliado deverá identificar: Nome do Eixo; nome do arquivo (título do trabalho) em Word;
    2. Cada participante poderá inscrever no máximo um trabalho como autor(a);
    3.  O(A)s pesquisadores/orientadore(a)s dos Programas de Pós-graduação vinculados a rede Universitas/Br poderão participar como co-autores dos trabalhos de seus/suas orientando(a)s, sem limite.
    4. Cada trabalho deverá ter no máximo um(a) autor(a) e até dois coautores;
    5. Todos os autores de trabalho deverão formalizar inscrição no evento;
    6. O(s) autor(es) do(s) trabalho(s) submetido(s) deverão indicar, no momento do envio do arquivo, a que eixo temático o trabalho está vinculado;
    7. Cada autor(a) é responsável pelo conteúdo de seu trabalho. Observar a legislação a respeito de plágio e autoplágio. A coordenação do evento não se responsabiliza por eventuais problemas dessa natureza.

6. O Resumo Ampliado deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes descrições:

  • Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
  • Margens de 03 cm
  • Fonte Times New Roman tamanho 12
  • Espaço entrelinhas de 1,5
  • Alinhamento justificado
  • Páginas sem numeração.

7. O título deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento central.

8. Os nomes dos/as autores/autoras devem aparecer debaixo do título da obra, alinhado à esquerda, seguido a identificação da instituição e com o e-mail dos autores/autoras.

9. O texto (RESUMO AMPLIADO) que deverá conter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) páginas (incluindo tabelas e/ou figuras e as referências bibliográficas), deverá ter: (a) Introdução (com apresentação da temática/objeto, objetivos e problema; (b) Metodologia (com apresentação dos procedimentos utilizados incluindo as fontes de dados e análises adotadas); (c) Discussão dos dados (baseada na literatura utilizada evidenciando a relevância do estudo); (d) Conclusões (resultados do estudo); (e) Referências – listar apenas as obras citadas no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

10. O Resumo Ampliado deve ser anexado, conforme normas previstas no Sistema de Submissão de trabalho neste site.

11. No caso de trabalho de pesquisador/a ou estudante que não integra a Rede Universitas/Br é necessário anexar também documento, em PDF, que comprove vínculo com instituição de ensino e/ou pesquisa localizadas no estado do Pará.

12. O Comitê Científico será responsável pela análise e seleção dos Trabalhos por meio dos Resumos ampliados a serem apresentados sob a forma de Comunicação Oral (em seções híbridas). O prazo para realização da avaliação dos trabalhos compreenderá o período de 07/05/2024 a 20/05/2024

13. A listagem de trabalhos aprovados será divulgada no dia 27 de maio de 2024 contendo os nomes dos autores e respectivos títulos dos trabalhos.

14. Os trabalhos aprovados para apresentação no evento serão organizados em sessões pelos Coordenadores dos Eixos Temáticos da rede Universitas/Br;

15. A apresentação dos trabalhos no evento será realizada no formato híbrido por Eixos temáticos de pesquisa da Rede Universitas/Br. Participarão de cada um dos Eixos Temáticos, os pesquisadores destinados a coordenarem as salas de apresentação, além dos pesquisadores e estudantes que apresentarão os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico e demais participantes inscritos no evento e interessados na temática específica de cada Eixo Temático.

XXXI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br

Datas Importantes

Inscrições no evento
a partir de 15/03/2024
Submissão de comunicações orais
Submissão Prorrogada
15/03/2024 a 06/05/2024
Inscrições Prorrogadas até 06/05/2023
Cadastro Ad Hocs e Comissão Científicas
20/03/2024 a 20/04/2020
Avaliação das comunicações orais
07/05/2024 a 20/05/2024
Divulgação no Portal dos resultados finais da avaliação das comunicações orais
27/05/2024
Limite para Inscrição no Seminário sem apresentação de trabalho
20/06/2024
Chegada dos participantes em Belém/Pa e hospedagem
24 e 25/06/2024
Realização do Seminário
26 a 28/06/2024
Publicação do Livro de Resumos
Editoração dos Anais (mídia eletrônica)
31/11/2024